NOTA
Em relação às recentes notícias sobre a paralisação dos produtores de leite da região Oeste de Mato Grosso, o deputado estadual Valmir Moretto esclarece que:
01: A atual paralisação busca evitar que os produtores de leite continuem tendo prejuízos. A classe sofreu por anos recebendo abaixo da média paga em todo Estado de Mato Grosso e este dano gerado aos trabalhadores jamais será reposto pelos laticínios.
02: Considera que é dever da indústria informar, até o dia 25 (vinte e cinco) do mês anterior a entrega, o valor do litro de leite a ser pago aos produtores, conforme estabelecido pela Lei Federal 12.669, de 19 de junho de 2012. Situação essa não cumprida pelos laticínios da região Oeste e que foi estopim para a atual paralisação.
03: O deputado Valmir Moretto sempre apoiou a classe trabalhadora, buscando restaurar a dignidade dos produtores de leite. Audiências Públicas, incentivos, reuniões e diversas e outras ações, que podem ser verificadas por meio de notícias verdadeiras, demonstram o comprometimento com a pauta.
04: O deputado Valmir Moretto busca o equilíbrio, com a indústria forte e produtor forte. Exemplo disso foi a aprovação do PLC nº 53/19, atual Lei nº 631, de 31 de julho de 2019 (incentivos fiscais), defendendo a isenção da taxação dos laticínios. Na ocasião leite ficou com o benefício fiscal de 85% de isenção nas operações internas e 90% nas operações interestaduais. Além disso, os laticínios que estão localizados em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a isenção poderá chegar até 95%. Tal situação demonstra o comprometimento com a causa, livrando a indústria de impostos com objetivo de que a conta não caia no bolso do produtor – como vem acontecendo.
05: A ausência de regulamentação por meio de uma lei estadual da atividade é uma problemática tratada com extrema prioridade pela equipe técnica do parlamentar.
Matérias relacionadas:
• Greve promovida pela APLO causou mais de R$ 8 milhões de prejuízos na economia da região Oeste
• Anunciado fim de greve, produtores que aderiram movimento reclamam perdas de leite
• Laticínios obtém liminar proibindo APLO e produtores em greve de fechar estradas e barrar transportes
Vice-governador, vereadores, deputados e demais autoridades acompanharão a agenda, que inclui vistoria em escola, ginásio e obras de infraestrutura.
O prefeito Jonas Campos, de Reserva do Cabaçal, participou no sábado (14/02) da visita oficial do governador Mauro Mendes à região, durante a inauguração de um trecho da rodovia MT-358. A agenda reuniu deputados estaduais, o ex-senador Cidinho Santos, além de autoridades municipais e produtores rurais. Jonas Campos esteve acompanhado do vice-prefeito Adenilson Eliotério, vereadores e produtores rurais das regiões da...
Endereços funcionavam como pontos de apoio para as atividades ilícitas do grupo criminoso
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.